Objetivos:
- Construir uma geografia atrativa, construtiva e vinculada ao cotidiano dos alunos;
- Enfatizar o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs);
- Formar o cidadão competente para a vida em sociedade.
Segmento de ensino e séries envolvidas: Ensino Fundamental I
Ferramentas web 2.0 que serão utilizadas: Programa Google Earth , de imagens de satélite de alta resolução, constituindo-se, no que tange à Geografia, em um excelente recurso gratuito para ser utilizado por educadores e alunos.
Metodologia de aplicação:
Estudo ComparativoNão se expõe aqui uma tentativa de averiguar se uma imagem é melhor que um mapa. Ocorre, entretanto, que enquanto o mapa é uma representação gráfica da realidade e, portanto, necessita de uma bagagem cartográfica para sua análise, a imagem de satélite de alta definição mostra a verdadeira realidade, induzindo o aluno a associar cognitivamente as feições com base no que presencia em seu cotidiano. Ao mesmo tempo, a importância do mapa é salientada: as informações podem ser organizadas e tematizadas, diferentemente da imagem de satélite que acaba, para alguns estudos, tornando-se exaustiva pela quantidade de informações e também não apresenta as divisões socioespaciais. | Fonte: Google Earth ( Santa Maria,RS, Brasil) |
Forma de avaliação: Ocorre durante o desenvolvimento da atividade.O aluno é avaliado no momento que demonstra facilidade ou dificuldade de compreender a tarefa; identificar e localizar as ruas ; ser capaz de comparar as semelhanças e diferenças; elaborar um itinerário; seguir um itinerário proposto etc.
Cronograma: Varia de uma turma para outra, depende do nível de conhecimento que os alunos possuem e da quantidade de questões a serem abordadas com a atividade.
Material de apoio:
Referências:
BELLONI, Maria Luiza. O que é Mídia-Educação. Campinas: Autores Associados, 2001.
GONÇALVES, A. R. et ai. Analisando o Uso de Imagens do " Google Earth" e de Mapas no Ensino de Geografia. Revista Electrônica de Recursos en Internet sobre Geografia y Ciências Sociales, Barcelona, n. 97, jun. 2007. Disponível em: <http://www.ub.es/geocrit/aracne/aracne-O97.htm>.
GOOGLE Earth en Clase de Geografia. In: Eduteka. Colômbia, 2008.
Disponível em: <http:/ /www.eduteka.org/GoogleEarth.phpx
PRETTO,N.D.L. Desafios da Educação na Sociedade do Conhecimento. In: REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 52., 2000, Brasília. Anais Eletrônicos... Brasília: UNB, 2000.
Disponível em: <http:/ /www2.ufba.br/~Pretto/textos/sbpc2000.htm>.
SIMÃO, C. L; RIBAS, M. H. Informática na Educação: Vantagens e Empecilhos. Olhar do Professor, Ponta Grossa, v. 10, n. l, 2007.
Disponível em: <http://www.uepg.br/olhardepro-fessor/pdf/revista!01.pdf>.
TEXTO SOBRE A ATIVIDADE:
Tendo em vista a necessidade de superação dos padrões tradicionais de ensino e de construção de uma geografia atrativa,faz-se necessário o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na educação.
As geotecnologias, das quais é parte integrante o sensoriamento remoto, possibilitaram um grande avanço para os estudos geográficos, sobretudo para a cartografia Além disso ,fazer uso de imagem de satélite, principal produto do sensoriamento remoto, tornou-se muito difundida, principalmente na internet.Sua utilização, no entanto, ultrapassa a busca de orientação, tornando –se importante ferramenta didático- pedagógica. .
A evolução dos meios de comunicação e a globalização exigem que os educandos desenvolvam novas competências que cercam a atualidade ( autogestão, resolução de problemas, adaptabilidade e flexibilidade frente as novas tarefas).
Estas competências na Geografia extravasam o simples manejo da informação geográfica, abrangendo também a capacidade crítica em relação a ela. Portanto, o uso escolar das imagens de satélite de alta resolução, disponi-bilizadas pelo Google Earth deve apresentar-se como recurso importante na discussão sobre o espaço geográfico. Nesses moldes, a aprendizagem ocorrerá de forma articulada, participativa e interacionista.
Diante dos procedimentos metodológicos propostos com o uso das TICs, mais especificadamente do programa Google Earth e suas possibilidades, infere-se que os conteúdos escolares tornaram-se mais atrativos, instigantes e motivadores. Além disso, os trabalhos com as imagens de satélite de alta resolução, disponibilizadas pelo Google Earth, despertam um novo olhar nos alunos: de motivação e de querer saber mais.
Por fim, ainda que as imagens de satélite sejam mais diretas à realidade, o uso de mapas no ensino é essencial para a compreensão do espaço e de suas relações. Além disso, não se deve desconsiderar, que existe uma cultura escolar que privilegia o domínio prévio dos processos de elaboração de mapas, técnicas e códigos cartográficos. Esse longo e demorado processo, por vezes, pode ser facilitado com o uso de imagens de satélite de alta resolução.
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