domingo, 3 de outubro de 2010

Alfabetização Digital

 
O impacto dos novos meios de comunicação da sociedade dos saberes e do conhecimento está ligado à possibilidade de uma maior apropriação de quem os usa, seja como indivíduo, como comunidade ou grupo ativo.Neste contexto, as mudanças tecnológicas favoreceram o desenvolvimento de projetos coletivos de comunicação. Estes novos atores multiplicam os espaços intermediários e formam redes nacionais, regionais e internacionais que mais cedo ou mais tarde aparecerão no cenário político mundial, intervindo em diferentes instâncias políticas.

A chegada da Internet não só teve impacto importante nos meios tradicionais mas também no fortalecimento dos meios alternativos e comunitários como a rádio, a televisão e a imprensa comunitárias favorecendo processos sociais de comunicação interativa e intercâmbios em multimídia, produto da digitalização das mensagens e da integração dos “telecentros”. A Internet abriu a possibilidade de espaço inédito de intercâmbio da informação,contribuindo para uma dimensão real ao movimento social mundial da sociedade civil em temas globais.
Por outro lado, o desenvolvimento dos iPod e blogs, entre outros avanços tecnológicos, somados ao uso de Internet, favoreceu a criação de novos meios de comunicação e novas experiências de jornalismo-cidadão com grande sucesso não só nos Estados Unidos e em países desenvolvidos, mas também na luta pela liberdade de expressão nos países do Sul.
Entre os novos meios de comunicação alternativos, destaca-se o desenvolvimento inédito de comunidades virtuais, em uma perspectiva de maior apropriação individual, ao mesmo tempo local e internacional.
Este desenvolvimento dos meios alternativos na rede com as novas tecnologias não deixa de estar enfrentado enormes desafios, entre eles, destaca-se a problemática da excessiva circulação de informação na Internet. Deste modo, a riqueza da informação traduz-se em diminuição da atenção e a questão da credibilidade da informação transforma-se em questão fundamental.
Fonte:
revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/e-paper-boa-notici...
www.scribd.com/.../Evolucao-historica-dos-meios-de-comunicacao -

Nenhum comentário:

Postar um comentário